Esta excursão de um dia é focada na herança da cultura Lican Antai, pois veremos vários lugares únicos e desertos.

A primeira visita é cedo de manhã para ir a Tocopilla e visitar o terceiro maior campo geográfico do mundo, Chug Chug, a meio caminho do deserto. Aqui nas colinas do pampa, você pode ver centenas de imagens em suas encostas, onde se distinguem imagens geométricas, zoomórficas e antropomórficas. Este site faz parte de uma antiga rota de caravana que ligava a costa com o deserto e as terras altas da região. Além de nossa visita ao local, ofereceremos café da manhã.

 

Após esta parada, temos um longo caminho até a cidade de Chiu-Chiu, onde visitaremos a Pukara de Lasana, uma antiga fortaleza no meio do rio Loa, onde temos a possibilidade de caminhar no meio das ruínas e também visitar o museu do Parque. Em seguida, visitaremos a cidade de Chiu-Chiu, onde encontraremos a igreja mais antiga do Chile e também almoçaremos em um restaurante de comida típica.

 

Após o almoço, faremos uma longa viagem ao setor de Taira, onde faremos uma caminhada de aproximadamente 45 minutos ao longo da ravina do rio Loa até chegar ao local chamado “Alero de Taira”, um grande mural cheio de pictoglyphs muito bem preservados ao seu difícil acesso e proteção natural dos elementos. Em suas paredes poderemos apreciar grande variedade de petroglifos e pictoglyph zoomórficos e antropomórficos.

 

No final desta visita, teremos mais de 2 horas de viagem de volta a San Pedro de Atacama.